Se o seu objetivo for apenas aliviar o estresse do dia-a-dia e relaxar, você pode conseguir esse efeito em casa, sozinho ou com a ajuda de uma outra pessoa, seguindo a massagem que o terapeuta Wagner Gabriel ensina a seguir. Cada movimento deve ser repetido três vezes em cada pé.
Primeiro passo. Um dos segredos para relaxar é preparar o ambiente, a fim de que não haja interrupções. Coloque uma música que o ajude a se desligar do mundo. A terapia pode ser realizada pouco antes de dormir. Encha uma vasilha com água morna e, se desejar, acrescente gotas de óleos essenciais ou ervas. A lavanda, por exemplo, ajuda a relaxar. Mergulhe os pés por uns 10 minutos para aumentar a irrigação sanguínea local. Segundo... Aproveite para respirar pausada e profundamente. Puxe o ar até que seu abdômen se encha e solte-o devagar. Em seguida, seque bem os pés e escolha uma posição confortável que lhe permita alcançar e manipular a sola facilmente e sem desconforto. Utilize creme hidratante ou óleos especiais para facilitar o deslizamento dos dedos na planta dos pés.
Terceiro passo: Posicione os polegares no centro da sola. Inicie a massagem com movimentos circulares de dentro para fora, aumentando gradativamente o círculo formado pelos polegares. Pressione levemente sem machucar. Logo abaixo da base dos dedos, posicione as pontas dos dedos de uma das mãos como se estivessem sobre um teclado de piano. Pressione um dedo de cada vez e vá descendo para que estimule toda a extensão da sola até o calcanhar.
Quarto passo: Não esqueça de manipular as laterais. Em seguida, segure cada dedo do pé com a ajuda do polegar e do indicador. Gire-o suavemente três vezes para um lado e depois para o outro. Na área um pouco acima do calcanhar, coloque o polegar e massageie a região fazendo círculos. Toque toda a extensão da lateral interna do pé (do mesmo lado do dedão) com o polegar. Siga a curvatura natural da região, do calcanhar em direção aos dedos e vice-versa. Quinto... No peito do pé, a partir da canela, deslize o polegar na direção dos dedos pressionando levemente. Parta sempre do meio para as laterais. Faça isso em toda a extensão do peito do pé. Como a região é cheia de nervos, não pressione demais para não causar dores.
Sexto e último passo! Para finalizar a reflexologia, gire o pé devagar como se tentasse desenhar pequenos círculos no ar com a ponta dos dedos. Faça esse movimento três vezes para cada lado com o pé direito e depois o esquerdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário